quarta-feira, 11 de abril de 2007

Ateísmo e ética

Ateísmo e Ética

Embora exista um consenso geral em relação à correlação positiva entre educação e Ateísmo (documentada nas referências do meu artigo anterior), a maior parte das pessoas desconhece que os dados também demonstram uma correlação positiva entre Ateísmo e comportamento ético.

Eu já sabia que havia menor percentagem de Ateus nas cadeias que na sociedade (embora isso também se pudesse dever ao factor educação que referi no meu artigo anterior), e também sabia que nos EUA um estudo verificou que a percentagem de Ateus entre as pessoas apanhadas a fugir aos impostos é menor que a do resto da sociedade (vi isto num documentário no BBC prime), além de que já tinha essa ideia intuitiva.

Mas NESTA referência (a mesma do meu artigo anterior), cheia de estudos científicos devidamente referenciados, as conclusões são muito claras e esse respeito, e desfazem todas as dúvidas. Vou traduzir parte:

"De acordo com a revista Skeptic vol.6 #2 1998, em vários estudos, há uma correlação negativa entre teísmo e moralidade. De acordo com o estudo de 1934 de Franzblau, há uma correlação negativa entre religiosidade e honestidade. O estudo de 18950 de Ross 50 mostra que ateus e agnósticos mais facilmente mostram a sua vontade de ajudar os pobres que os profundamente religiosos. Em 1969, Hirschi e Stark não encontraram relação entre a probabilidade de uma criança desrespeitar uma lei e o facto de frequentar ou não a igreja."

Creio que esta correlação entre comportamento ético e Ateísmo se deve principalmente à correlação entre educação e comportamento ético. Devido à correlação exposta no meu artigo anterior entre Ateísmo e educação, estabelece-se assim uma correlação entre ateísmo e comportamento ético. Creio que esta é a razão principal, mas duvido que seja a única.

João Vasco

Diário ateísta

Nenhum comentário: