domingo, 29 de abril de 2007

Prazer, sou um ateu...

Como as pessoas acham que sabem o que é um ateu, e criam diversos preconceitos, colocarei aqui algumas idéias que se deve ter sobre os Ateus:
- Um ateu não é inimigo da religião, ele só não acredita em deus.
- Um ateu não acredita em demonios ou em qualquer outra coisa tida como negativa pelos religiosos, nós só não acreditamos em deus
- Um ateu não é uma pessoa que não acredita em nada. Nós acreditamos em todas as coisas, todo o consenso, além de diversos valores morais, a unica diferença é que não acreditamos em deus.
- Um ateu não vai te bater, não vai te maltratar, ele vai até querer seu bem, isso não tem nada a ver com ateismo, nós só não acreditamos em deus.
- Um ateu ve sentido na vida sim, acredita no próximo, tem preocupações como qualquer um, a diferença é que não acreditamos em deus.
- Um ateu, por não acreditar em deus, não acredita em vida após a morte, mas isso não quer dizer que ele não de valor a vida, muito pelo contrário, ele valoriza muito a vida por causa exatamente desse fatos, pois não acreditamos em deus.
- Um ateu é igual a qualquer outra pessoa, ele estuda, se apaixona, se arrepende, sorri, chora, vive igual a qualquer um, ele só não acredita em deus.
- Um ateu luta por seus direitos, pois ele sofre, e muito com o preconceito dos outros, preconceito não por ele ser uma pessoa má, não por não fazerem nada pela sociedade, não por nenhum motivo razoável, mas pelo unico fato de não acreditarem em deus.

Enfim, um ateu é uma pessoa comum, igual a qualquer outra, só que ela não acredita em deus. Se você não consegue enxergar um mundo sem a presença de deus, nós poderemos mostrar como é, basta apenas você nos ouvir, afinal, não iremos tentar te converter ou te convencer a nada, só lhe mostraremos que vivemos sem a presença do seu deus nas nossas vidas. Se vivemos bem ou mal, deixe que nós mesmo julgaremos isso, e tente viver em paz conosco. Você poderá aprender muito com os ateus, assim como os ateus aprendem com os religiosos. Que tal vc começar a tentar isso hoje mesmo?

Thiago Rezende

Orkut - Comunidade - Ser ateu é um direito meu!!!

31 comentários:

WV disse...

Não posso ser ateu porque creio -- e crer não é ter certeza, que fique registrado -- em vida após a morte. Mas não aceito muito bem as religiões -- nenhuma delas, porque são dogmáticas e conheço criaturas pra lá de estúpidas que são cristãs, etc. Crer não é ter certeza. Então eu digo, sob esse contexto, que creio em Deus. Mas num Deus cheio de bondade, ou algum tipo de força que está sempre pra cima, impera, controla o universo. Só não creio nas abobrinhas que alguns imbecis -- sejam eles religiosos ou não -- taaanto pregam. Ateus apenas não acreditam em Deus. Quem não acredita em nada, nem na vida, é cético, correto? Ok... Abração. E Inté mais... Peraí: já ia me esquecendo: espírito, mente e essência podem sem termos que se confundam, da mesma forma que o ser humano é difícil de ser compreendido. Outra coisa muuuito importante: Sartre disse que "o inferno são os outros". Creio que ele foi intencionalmente ambíguo com isso. Vou além: o inferno somos nós. Agora sim posso dizer: abração!...

WV disse...

Quando eu disse "(...)podem sem(...)" quis quizer "(...)podem ser(...)". O m entrou no lugar do r.

Glaydson Costa disse...

cara, você tem um trauma de infância mto grande! 99% dos ateus foram crianças traumatizadas por algo relacionado à religião de um jeito ou de outro... Abraços!

Humberto" Júnior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Humberto" Júnior disse...

Deus o "criador", ele somente é uma existência necessária para as pessoas de medo e sem coragem ou seja, sem a capacidade de criar novas ideias e conceitos e recolher a ideia pronta e comentada por todos, sem poder mudar o sempre para um novo,ele se prende a conceito de outros, poder Deua ser criado, achado ou inventado.

filipa disse...

Eu sou uma ateu e com muito prazer, nao me importo com o que os outros pensao ou deixam de pensar! Simplemeste nao acredito em deus, nem no inferno ou Céu. A unica oportunidade que temos de viver é agora enquanto estamos em terra, nao podemos pensar que vamos para o ceu, OMG como se isso existisse. Eu nao vou passar a minha vida a comportar-me como uma NERD, para ir para o ceu. Eu tenho um amigo católico..bem aquilo afeta-lhe a cabecinha completamente.. o_O Ele tem uma maneira de pensar completamente difrente..e eu admiro isso, pois mostro-me intressada com o que ele me ensina a respeito da maneira de ele ver as coisas, mas dou a minha opiniao.Ele pensa que deus criou o mundo(Discordo).Ele acredita no ceu..e que ele vai para o ceu quando morrer(Discordo), Ele diz que deus é o todo poderoso(Discordo) OMG ele diz tanta coisa..que eu discordo, E tudo o que eu digo ele discorda..ele nao desiste enquanto nao me fazer acreditar em deus, ja tamos a falar do mesmo assunto á 3 dias xD. Mas eu sou e vou ser Ateus 4ever! <3

SPIRIT disse...

Eu sou agnóstico(ateus desinformados acham que isso é ser ateu) e fico só vendo o palavriado das pessoas quando discutem esse assunto, sejam elas teístas ou ateístas, um teísta diz que os ateísta tem trauma de infância, que são pessoas doentes e tal, e são pessoas sem coração, mas fanáticos religiosos cometem crimes horrendos em nome de Deus ou Deuses invisíveis e tem problemas psicológicos quando suas crenças são abaladas, já os pseudo-sábios ateus adoram chamar os teístas de pessoas condicionadas e alienadas, que tem o pensamento rebaixado por idéias prontas, é o típico argumento do rebaixamento moral e de atitude pela falta de conhecimento(que os ateus não tem, é claro), o ateu acha que é o anti-alienista, o sabidão, que não se prende a conceitos, superstições e “o que as pessoas dizem”(ligas de idéias), mas canso de ver atitudes de pensamento dessa gente igualmente porcas e extremamente fundamentalistas e cheia de dogmas preconceituosos, neste post mesmo tem exemplo disso:
O Dr. Humberto" Júnior diz em um argumento pobre e nem um pouco sóbrio: “Ele somente é uma existência necessária para as pessoas de medo e sem coragem ou seja, sem a capacidade de criar novas ideias e conceitos e recolher a ideia pronta”
Ele usa a tática do rebaixamento de personalidade e caráter contra os que creem, diz que os teístas são pessoas com medo e sem coragem!, coragem de quê?? Já ouvi que pessoas se mataram(falta de coragem de encarar a vida) por motivos muito pequenos, e poucos envolviam o assunto da existência ou não de Deus ou a vida após a morte e a grande maioria dessas pessoas que se suicidam geralmente tinham um nível de fé muito pequeno ou não seguiam ou praticavam nenhum culto religioso, pra não dizer que alguns eram ateus. Depois ele fala que teístas são pessoas incapazes de criar novas idéias, em que ele se baseia? Por acaso ateus são pessoas tão incríveis assim?? a ponto de copiarem o que todos os outros ateus já diziam quando fosse legal e inteligente não acreditar em Deus: “eu não acredito em religião porque padres só falam besteira e pastores mentem”. ”Eu não acredito em Deus pq ele deixa acontecer várias coisas ruins”, “Eu não vou a igreja pq rezar é perda de tempo”, “Deus é ilusão pq as pessoas querem motivo para serem felizes”. Enfim, todos os motivos que os ateus usam como “prova “da ausência de um ser superior no universo, parte apenas da idéia de eles quererem estar certos do que dizem e se acharem sábios ou mais interessantes que os teístas.

Principalmente quando as pessoas passam há não respeitar os outros independente dos conceitos que tem, quando tentar demonstrar suas ideologias junto com preconceitos e prepotência e finalmente quando discordam com deboche e indelicadeza, demonstrando incoerência e ignorância em relação as idéias opostas as suas, eu recuso a admitir que alguém esteja certo.
Ai vai os exemplos pra refletir:
“Eu nao vou passar a minha vida a comportar-me como uma NERD, para ir para o ceu. Eu tenho um amigo católico..bem aquilo afeta-lhe a cabecinha completamente..”

“cara, você tem um trauma de infância mto grande! 99% dos ateus foram crianças traumatizadas por algo relacionado à religião de um jeito ou de outro...”

Quero também lembrar que as pessoas para entenderem realmente a essência OU A não essência de Deus, elas precisam se despir de quaisquer ideologias que sejam baseadas em seus próprio egos e egoísmos acima sem que se achem acima de qualquer suspeita.

WV disse...

Num outro post, a respeito de ateísmo e comunismo, de mihões de mortes cuja autoria se atribui a ateus (Lênin, Stálin, etc e tal), e para nos lembrarmos de críticas a cristãos e todo tipo de religiosos que matam "em nome de Deus", posso afirmar isso: vê-se que há ignorância (burrice) de ambos os lados. Atribui-se à crença religiosa e/ou ao caminho oposto a ela (ateísmo, ceticismo) uma "queda" para a destruição (genocídio, extermínio de populações, etc.). É uma pena. Pensa-se ser melhor que os outros por ter um Deus ou viver sem ele... Ateus e religiosos fanáticos são donos da verdade. E, como eu NÃO sou dono de verdade nenhuma -- nem das minhas verdades -- sou agnóstico.

Wanessa disse...

A crueldade, a ignorancia, a soberba, a intolerancia, etc..são sentimentos HUMANOS e não tem nd a ver com a existencia ou nao de DEUS.Os que cometeram genocidios foi pq as circunstancias favoreceram para que o lado pior, se manifestasse. Se estivessem em outras circustancias, estariam convivendo silenciosamente com seu ódio, como milhões fazem no dia a dia, sem que ninguem perceba. Se a pessoa tem coração ruim ou nao INDEPENDE de sua crença religiosa....Isso tem a ver com personalidade, experiencias pessoais, educação, meio social, etc. Crer em Deus é uma opção..Opção que NAO escolhi p minha vida..Mas respeito o ser humano não por sua crença religiosa, mas pelas ações do dia a dia, pela gentileza, pela honestidade, pela compaixão, pelo amor ao outro, pelo comportamento que percebo em cada um. No comportamento, no cotidiano mais simplorio é que vemos a essencia do outro. Nas ações e não nas opções sexuais, religiosas, politicas, etc. Enfim, respeito quem merece respeito e não quem acha que por acreditar nisso ou naquilo, merece maior credibilidade do que o outro. De qualquer forma, o espaço aberto p debate é louvável..Abraço a tds! ( P.S. Sou atéia e nao sofri nenhum ABUSO na infancia! kkkk...Familia normalzinha, tradicional, mae catolica e pai espirita, mas ambos, extremamente CRENTES em Deus...Nenhum desvio, somente OPÇÃO!)

WV disse...

Ok, Wanessa. Tá certo.

J. R. disse...

Ainda bem. Porque todos aqueles que seguem religiões (ovelhas) são o que são, mas se o que querem é isso, e eu com isso. Não preciso da rede de segurança como os trapezistas. Não tenho medo de cair e não preciso de deus e de todas as crendices a ele associadas.

J. R. disse...

Ainda bem. Porque todos aqueles que seguem religiões (ovelhas) são o que são, mas se o que querem é isso, e eu com isso. Não preciso da rede de segurança como os trapezistas. Não tenho medo de cair e não preciso de deus e de todas as crendices a ele associadas.

J. R. disse...

Ainda bem. Porque todos aqueles que seguem religiões (ovelhas) são o que são, mas se o que querem é isso, e eu com isso. Não preciso da rede de segurança como os trapezistas. Não tenho medo de cair e não preciso de deus e de todas as crendices a ele associadas.

msousa disse...

Eu não acredito que uma pessoa que já foi teísta possa ser ateu.
Ele pode até negar a crença, mas em algum momento ele vai apelar para o "deus me ajude". Isso gera esse grande numero de "falsos ateus" que dizem qualquer coisa que venha a cabeça, sem antes se pegar a algo importante como o RESPEITO ao que o outro acredita.
São essas pessoas que dão um falso aspecto, ao simples fato de aceitar a vida e tudo que nela há.

Raymond disse...

Quando vcs estiverem diante do todo poderoso ai vcs vão ver se tem um Deus ou não Jesus esta voltando,ele quer salvar a todos os ateus,,,

elizabeth disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
elizabeth disse...

Ninguém é obrigado a crer em Deus.... porém não subestime aquilo que você não conhece!!!

elizabeth disse...

Ninguém é obrigado a crer em Deus.... porém não subestime aquilo que você não conhece!!!

Daiana disse...

Respeito o modo de pensar dos ateus, cada pessoa tem direito a esse respeito, foi isso que o meu Deus me ensinou, o problema é que existem pessoas que sujam o nome dos ateus por não conhecer a sua verdadeira essência, querem apenas um motivo para criticas ou modinhas, isso é lamentavel!

Unknown disse...

Olá, meu nome é Marcos Larrea Kessner...gostaria de dizer que já fui evangélico, oq ocorreu comigo não foi q eu me desiludi ou me desviei (sou ateu), oq houve foi q eu encontrei motivos para duvidar sobre a existencia de deus (ou deuses). Confesso que certas vezes minha mãe está escutando um "louvor" d algum cantor gospel conhecido e eu até gosto, pq muitas musicas gospel tem uma melodia bonita... Meu ateísmo para mim é uma filosofía, creio q todos devemos nos respeitar, a pesar d eu axar q está cada vez mais difícel se declarar ateu em um Brasil cada vez mais evangélico...eu tento tratar todos d igual maneira desde q não tentem me "colonizar" com seus conceitos e pré-conceitos, axo isso um absurdo, ninguém tem q convenser ou converter ninguém, quem somos nós para isso, axo q apenas temos que respeitar o direito de escolha de cada pessoa. Tenho o direito de ser ATEU, e lutarei por esse direito se for preciso... Me baseio na ciencia, na lógica e no bom senso #DemocraciaE_LiberdadeDeExpressão

Unknown disse...

Muito obrigado pela sua explicação, entendo muito sua decisão a respeito de não acreditar em DEUS, bom já eu acredito, e sei que muitos de vcs não são bem aceitos na sociedade de hoje "por enquanto", porem sua opinião a respeito da filosofia ateísta vai me ajudar a combater o preconceito de muitos religiosos que vejo hoje,eu acredito em DEUS entendo a situação de qualquer um,inclusive a sua, abraços?

Paulo de Almeida disse...

O que o usuário com o nick de Cyberpunk escreveu é das coisas mais ridículas que já li na minha vida.

Então todas as pessoas que não acreditam em algo ou simplesmente duvidam de algo é porque em crianças tiveram algum trauma relacionado com esse mesmo assunto, certo?

Errado. Nunca tive nenhum trauma com a religião e também eu sou Ateu.

Cyberpunk, se alguém que tem algum trauma és tu... cura te!

Pastor disse...

Baseado no que você afirma isso ??

Unknown disse...

Senhores ateus, a razão é o principio básico do ateísmo, não é? Pois então, pela lei da Física (inércia), o nada cria o nada, nada tem início se alguma força não agir para este fim. Segundo, pelas leis da matemática, qual a probabilidade de o acaso criar a inteligência? Quantos zeros depois da vírgula? Respondam estas questões com honestidade e passem a refletir sobre isso.

Unknown disse...

Para os Ateus que não respeitam as crenças das pessoas, eu digo:

Vocês são capazes de provarem experimentalmente a formula da Energia do Físico Albert Einstein: E = m.C²?

A resposta vai ser não, pois ninguém consegue acelera qualquer massa até a velocidade da luz e muito menos elevar essa velocidade ao quadrado, então não tem como prova ela na prática.

Unknown disse...

Para os Ateus que não respeitam as crenças das pessoas, eu digo:

Vocês são capazes de provarem experimentalmente a formula da Energia do Físico Albert Einstein: E = m.C²?

A resposta vai ser não, pois ninguém consegue acelera qualquer massa até a velocidade da luz e muito menos elevar essa velocidade ao quadrado, então não tem como prova ela na prática.

Unknown disse...

Para os Ateus que não respeitam as crenças das pessoas, eu digo:

Vocês são capazes de provarem experimentalmente a formula da Energia do Físico Albert Einstein: E = m.C²?

A resposta vai ser não, pois ninguém consegue acelera qualquer massa até a velocidade da luz e muito menos elevar essa velocidade ao quadrado, então não tem como prova ela na prática.

RODRIGO disse...

Olá Boa tarde pessoal eu acreditava em aliás procurei deus em várias regiões mais não encontrei

RODRIGO disse...

Olá Boa tarde pessoal eu acreditava em aliás procurei deus em várias regiões mais não encontrei

Unknown disse...

Pessoal boa tarde. Não sou ateu por que acredito, eu não acredito, eu sei. Não sou nenhum fanático religioso, não sou ignorante (fiz 2 faculdades) não tenho nenhum problema psiquiátrico ou psicológico. A maioria das pessoas da minha área (História) são ateus eu não posso ser porque já tive várias experiências ditas sobrenaturais que na verdade, quem já as teve sabe que são naturais, somente não destinadas a todos, por que? Isso não sei responder, sempre fui racional e acredito naquilo que posso ver, tocar, cheirar, relacionar de alguma forma e isto aconteceu várias vezes comigo e com outras pessoas também. Ainda não é para todos pois não saberiam lidar com isto. Um dia todos saberão também, nisso eu acredito, cada um no seu tempo.

Rodrigo Zagnole disse...
Este comentário foi removido pelo autor.