quarta-feira, 13 de junho de 2007

Teoria da inexistência de deus

Deus um conceito imaginário e simbólico. Uso o termo simbólico para conceituar o termo deus baseado no texto Sobre o imaginário que expõe a definição de Lacan em que o simbólico seria coletivo e cultural, e o imaginário seria individual e ilusório. Temos assim a hipótese do conceito de deus como um ser imaginário e simbólico em oposição ao conceito de deus como um ser real.

O ateísmo científico é embasado nas ciencias naturais principalmente na astronomia que não encontrou evidência alguma da existência de uma divindade. O conceito de deus como um ser real tem como principal caracteristíca a criação do universo, com base na lógica de que tudo tem que ser criado, mas deus não, e se deus não faz parte do tudo, logo não existe. A partir dessa variação ocorre os diversos argumentos a favor da existência de deus que falham por partir da premissa da existência e a tomam como conclusão.

O embasamento antropológico que complementa essa hipótese é o método genético-crítico de Feuerbach: A diferença fundamental entre o homem e o animal consiste no fato de que o animal está regulado instintivamente, enquanto o homem tem consciência e pode assim refletir sobre si próprio. Mas a consciência ultrapassa as fronteiras do eu e tende também a compreender o mundo, dirigindo-se assim para o infinito. Aqui se funda a religião, contudo, o problema consiste no fato do homem separar o infinito de si próprio. Visto assim, a religião nasce num processo de projeção. Uma experiência humana é considerada como existindo fora do homem. Ao contrário da criação bíblica, é o homem que cria Deus a partir da sua própria imagem: “Homo homini Deus est”. Acrescenta ainda que entre o humano e o divino não há uma oposição de fato, real, mas sim ilusória. A contradição fundamental está no homem, porque não há uma essência religiosa. A religião é uma abstração das limitações da vida humana, corporal. Não há qualidades em si na vida divina.

O critério de demarcação da ciência proposto por Popper é a testabilidade, refutabilidade ou falsificabilidade para as teorias científicas. “Um enunciado ou teoria é falsificável, segundo o meu critério, se e só se existir, pelo menos um falsificador potencial”, ou seja, se existir pelo menos um enunciado que descreva um fato logicamente possível que entre em conflito com a teoria. E o enunciado que potencialmente falsifica a hipótese de deus como um conceito imaginário e simbólico é a hipótese de deus como um ser real.

61 comentários:

Helder Sanches disse...

Viva,

Gostava de te alertar para mais um Debate Interblogues: "Será a Religião Eterna e Inevitável?".

Conto com a tua participação.

Um abraço.

Engenharia Química e Sustentabilidade Ambiental disse...

creio que sim. Nossa sociedade esta repleta de problemas que atingem a todos, e como "Deus" foi criado nas horas em que o homem precisa de um apoio, creio eu, ele será sempre louvado.

abraço!

Mauro Paz - Blogger disse...

Que um Deus não existe todos nos sabemos, sendo ateus ou crentes, a diferença é que nos ateus nos importamos em saber e sempre queremos mais, enquanto os crentes necessitam da ilusão para que suas vidas façam sentido, pois a facilidade de um deus sobrepõe a dificuldade cultural e do conhecimento.

Unknown disse...

Se você tem dúvidas sobre a existência de Deus, tenho a "cura" para você.
Trata-se de uma obra com argumentos poderosos a favor da existência de um Criador Onipotente, exatamente para combater o ateísmo e todas as formas de ceticismo. Gostaria que todos os ateus lessem o "Manual de Apologética e Defesa da Fé", de Peter Kreeft e Ronald K. Taceli, - Editora Central Gospel - uma obra que desafia a todo ateu que busca a verdade "sinceramente", a lê-la, e continuar sendo ateu [VER LIVRO http://www.editoracentralgospel.com.br/_gutenweb/_loja/pg_produto.cfm?cod_produto=68682 ]...
Parte do capítulo 4 do "Manual de Apologética e Defesa da Fé", de Peter Kreeft e Ronald K. Taceli, está disponível para download, no seguinte endereço; "Argumentos FILOSÓFICOS Pela Existência de Deus": http://www.4shared.com/file/111178826/c0cd0e2c/Argumentos_filosficos_pela_existncia_de_Deus.html
→ Download do livro "Não tenho fé suficiente para ser ateu", de Norman Geisler & Frank Turek: http://www.4shared.com/file/114155372/6c10758b/No_tenho_f_suficiente_para_ser_ateu_-_Norman_Geisler_e_Frank_Turek.html

Clenilson Alves disse...

COncordo com o dono do blog
deus é fruto da consciencia humana, nos ateus precisamos de muito mais informações

Alexandre disse...

Como disse marlon ali em cima, a ilusão que deus existe é alimentada nas horas mais dificeis em que a população é submetida, e como estamos no brasil, essa teoria divina esta enraizada na nossa sociedade. Sem duvidas nenhuma é mais facil apenas acreditar em alguem, ou ser presionado pela maioria, do que voce tentar achar respostas. Sou ateu desde os 15 e tenho 16, admito que não tenho muita experiencia, mas ja sofri racismo com isso, mas não culpo eles, cada um cre naquilo que acha que é real, elas acham que somos loucos, que só vivemos porque seu querido deus tem pena de nois ateus, eu digo "pena? pena de nois por acreditar em um ser divino que auto criouse, é eterno e pune eternamente no inferno aqueles que não acreditam nele,isso pq nos ama? um ser que vcs disem ser tão humilde, mas que numca desceu de seu trono para ajudar alguem nessa terra? é acho que ele anda muito ocupado crinado novos mundos e seres semelhantes a ele, deve ser divertido fazer isso".

joyce Black soul... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joyce Black soul... disse...

Se Deus realmente não existe...
Há em vocês uma certa infantilidade, pois,
Discutir uma ilusão ou coisa do tipo, nos leva a uma loucura.
Ou até mesmo a parecermos idiotas... O mais correto
A dizer é que... Vocês ateus, só duvidam da existência de Deus,
Pois ele realmente existe!
Se não houvesse de fato um Deus não
Haveria também a necessidade de discutir sua existência; seria como,
Discutir a existência de um bicho papão ou de um cão falante e
Cantante... Uma grande perca de tempo, pois todos sabemos que,
cães falante e bichos papões não existem. Proponho a vocês esta discursão: "bichos papôe e cães falantes e cantantes existem?".

Unknown disse...

uma vez um crente me disse antes de vç nascer deus ja te comhecia ai eu disse irmão se deus me comhecia antes de eu nascer e deus é o criador de tudo por que ele criou o diabo se sabia que ele ia ser ruin com seus filhos o crente ficou calado por algums segundos e disse que deus criou o mao parasaber que ele existe.qual açogica disso

Unknown disse...

ha provavel existencia de deus e uma coisa muito dificil de ser explicada, pois a ilusão de que exista algo maios ou "acima de nos como deus " esta muito cravada na sociedade.ja para nos ateus temos mais facidades de compreender a não existencia de um deus, pois temos a curiosidade de perguntar e responder perguntas assim desse nivel pois temos uma capacidade de pensamentos que nos ajuda a ver o mundo da sua verdadeira maneira

31193200 disse...

Não sei por que as pessoas se cansam argumentando pontos de vista se cada um tem o seu e que mudanças só acontecem de verdade de dentro para fora e não de fora para dentro. Lógico que temos o direito de exteriorizar aquilo que pensamos, mas nunca impor nossas idéias e muito menos tecer argumentos baseados em livros que, queiram ou não foram escritos por pessoas e mesmo que tivessem inspiração superior ao passar pelo cérebro humano são distorcidas. Eu costumo analisar as coisas pela lógica e não aceito, por exemplo, a existência de um deus antropomorfo, pois o Infinito não pode se transformar em finito, isso não tem lógica. Por outro lado se existo é porque algo me criou e esse algo tem que ser INFINITO (que só o UNIVERSO é) e INTELIGENTE cuja linguagem e comunicação só pode se dar através da MATEMÁTICA. E isso me leva ao conceito de que estamos dentro de um COMPUTADOR INFINITO, não manobrado por alguém de fora como no filme Matrix, mas manobrado por nós mesmos. Qualquer coisa que quisermos fazer podemos, desde que obedeçamos suas leis (manifestadas na matemática, física e química). É por esta razão que o grande mestre Jesus (que acredito ser um Espírito Superior) disse que podemos fazer o que ele fazia e muito mais. Ele entendia das coisas, por isso nunca escreveu nada. Falava por parábolas para que hoje pudéssemos refletir e compreender a mecânica da natureza. Esta foi a razão pela qual escrevi o livro O MITO DO DEUS PAI, publicado pela Editora Biblioteca 24X7 no qual discuto o Universo Inteligente, senhor de sua própria criação.

Pedro Cabral Cavalcanti – pcabralcavalcanti@gmail.com

Calebe M. de Menezes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Calebe M. de Menezes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Calebe M. de Menezes disse...

Já parou para pensar que ao em vês de Deus ser fruto de nossa imaginação seja ao contrario? Como diz a bíblia somos a semelhança dele sendo assim podemos encadear um mundo em que nós mesmos controlamos e vivemos dentro de nós mesmos, em nossa mente, temos provas que em muitos livros são criados esboçados pessoas que só existem nas paginas de livros e em nossa mente quando temos acesso, sendo assim podemos concluir pelo materialismo que nada aqui existe sem algum esforço mental, por exemplo, um dia vendo uma palestra pela internet vi um Dr. chamado Sergio Felipe de Oliveira que dizia sobre a existência do materialismo sendo algo inserto lá ele dizia que nada é certo pois se vemos uma pessoa não vemos ela por certo vemos a luz refletida nela e não a pessoa se fomos tudo ao pé da letra todo ser humano é feito de matéria e a matéria contem elétrons e quando um elétron entra em atrito com outro elétron o que iria acontecer não ai é comprovado o fato de que não tocamos sentimos somente a estática da matéria se não o que seria? Cada toque uma explosão tudo seria desastroso digo isso pelo que já refleti e tomei minha própria conclusão o que também é inserto pois um dia pensamos de uma forma daqui a um tempo mudamos nosso jeito de pensar ai ta outra prova que nós existimos no "mundo de Deus" ou seja nada aqui é comprovado mesmo quando é posto como comprovado pela ciência.
Acredito que somos e pertencemos ao mundo de Deus podemos se for assim levados pela lógica, que somos personagens de uma imaginação infinita de Deus existimos por que ele existe não pelo fato de sermos uma evolução dos macacos acho isso até uma ofensa, meio que absurda seja você ateu então de onde surgimos como pode uma punhado de carne pensar andar e falar reflita nisto? Somos carne e mesmo assim o ser humano pensa e cria tudo o que vemos, tem que ter um inicio, e pela minha lógica eu acredito que sim Deus existe.
Aquilo que pensamos e somos é o reflexo de um ser infinito, o somos uma imagem e semelhança dele, assim quando lermos o livro de Gênesis vemos varias características como por exemplo, Temos o don de criar com menos intensidade é claro, temos ira, assim como Deus quando destruiu Sodoma e Gomorra temos amor, assim como Deus pelos seus filhos, então ai esta podemos acreditar nisto, por mais que algumas pessoas ache isso absurdo prefiro acreditar que somos frutos de uma imaginação infinita de Deus, do que somos a evolução do macaco.

notreve disse...

é nos !!

notreve disse...

Ao ler os comentarios percebi que os ateus não acreditam em deus, pelo fato de não ter nenhuma prova passeada na ciença e a causa que tambem contribui para essa descrença é deles não acreditarem na bondade de deus e a diversos livros biblicos onde o todo poderoso matar passoas de forma cruel para impor sua vontade á elas.Isso não seria uma forma de abuso de autoridade?para muitos crentes não. No entanto varias igrejas cristãs pregão a intolencia religiosa a homofopia e outras formas de pre-conceito e por isso que diversos ateus ou até mesmo homossexuais religioso nao se assumem para nao sofre alguma forma de agressão partida de menbros fanaticos templos cristãs.
crentes a todo momento dizem para os descrente que eles nao endaram o reinos dos ceus pelo fato crerem. com se algum humano podese dizer se alguem ira ou nao entra no paraiso ,entretanto demonios tambem creem em deus ,mas nenhum deles sera salvo pela bondade divina segundo a biblia,entao a fé de muitos religiosos é tal gual a dos demonios?que jugam as pessoas e as tratam mal por que nao seguem a mesma religião que as delas, como fizeram muitos catolicos e protestantes na epoca das grandes navegações.
para terminar gostaria de dizer que as discurções religiosas nao levaram o ser humano a lugar algum e nao ira ser em debate pela a internet que iria nos proporcionar uma resposta satisfatoria para todos os misterios de nossas vida

Alysson disse...

eu acredito no que provem para mim, até agora não vi nenhuma prova concreta de que deus exista, e claro que não somos a evolução dos macacos, isso já foi provado --'

Alysson disse...

eu acredito no que provem para mim, até agora não vi nenhuma prova concreta de que deus exista, e claro que não somos a evolução dos macacos, isso já foi provado --'

krys.. disse...

Eu também sou ateu, e sinceramente não q possa ter provas mais.. eu gosto de acreditar em mim mesma e ate consigo força pra isso.. na bíblia eles pedem pra vc ter fé em "Deus", e eu ja tenho fé em mim mesma.. quando tento fazer uma coisa e penso q não vou conseguir eu acredito na minha própria capacidade de pensar e agir.. como ser humano.. minha família fica me protestando.. mais eu não ligo e nem discuto.. eu não li em livro algum sobre ateísmo.. decidi isso por mim própria, tenho 16 anos e sou ateu des dos 13.. e a dica é.. nao acredite q algum milagre venha te ajudar ou q realmente irá acontecer um milagre em sua vida.. apenas acredite em sua capacidade, mesmo q vc seja um comum ser humano vc tbm pode pensar como qualquer outro grande cientista ou grande filósofo na terra. Ou seja vc é capaz, até pq todos eles são seres hmnos como vc.. (:

Edna Silva disse...

Não tenho fé em ''DEUS'' tenho fé em mim mesma. Não suporto a idéia de que alguém manda no meu destino, além de mim. Existe algo superior, sim. Mas não podemos dizer Deus. E se ele é realmente o bom, justo e humilde, ele não deveria gostar de castigar, mandar pro inferno quem renega à ele, ou gostar de ser adorado, idolatrado. Como por exemplo, escrever DEUS com letra maiúscula. Se ele realmente existe, e nos perdoa sempre, porque há tantos inocentes morrendo por ai? passando fome! Você acha que rezando pra pedir ajuda na vida amorosa, deus vai lá dar um jeito pra ti? e as pessoas que não tem nem um teto pra dormir? ACORDEM! Tudo isso não é destino, não é acaso. É a gente mesmo que atraiu tudo isso pra nossa vida.

Edna Silva disse...

Não tenho fé em ''DEUS'' tenho fé em mim mesma. Não suporto a idéia de que alguém manda no meu destino, além de mim. Existe algo superior, sim. Mas não podemos dizer Deus. E se ele é realmente o bom, justo e humilde, ele não deveria gostar de castigar, mandar pro inferno quem renega à ele, ou gostar de ser adorado, idolatrado. Como por exemplo, escrever DEUS com letra maiúscula. Se ele realmente existe, e nos perdoa sempre, porque há tantos inocentes morrendo por ai? passando fome! Você acha que rezando pra pedir ajuda na vida amorosa, deus vai lá dar um jeito pra ti? e as pessoas que não tem nem um teto pra dormir? ACORDEM! Tudo isso não é destino, não é acaso. É a gente mesmo que atraiu tudo isso pra nossa vida.

Sergio disse...

Porque Deus nos deixa sofrer?

Após 50 anos de catolicismo, cheguei a conclusão que Deus não existe e se existe é incompetente, medroso e dá risadas da nossa desgraça; portanto ele é mau e não tem nenhum coração.
Para livrar a cara de deus escreveram na bíblia, editada 400 anos depois de Cristo na base do “ouvi dizer do meu tataravô”, que ele deu a todos a desculpa esfarrapada do “livre arbítrio”. Ora se todos tem livre arbítrio não há nenhum daqueles “pecados capitais”. Cada um faz o que sequer, o que também desfaz esta ilusão de “céu” e “inferno”.
Por falar em inferno, deus fez o mundo em 06 dias, descansou no 7º e se aposentou da Terra feita nesta correria mal e porcamente. Deus é tão mal e incompetente que não assume as asneiras que fez, hoje sem conserto. Por exemplo: os tais anjos que ele mesmo criou e se rebelaram contra ele, ao invés de consertar o mal feito, dizem que mandou o tal de Satanás para a Terra infernizar a vida dos terráqueos. Então que diabo de inferno é este se os demônios estão todos soltos acabando com a vida e esperança de milhões e privilegiando pelos bilionários, a maioria corrupto e ladrão, além de pessoa em que confiávamos e nos pararem a perna nos jogando na miséria?
Deus é “tão bom e misericordioso” que ao invés de vir a Terra e botar a cara a tapa, mandou foi seu filho para morrer na cruz. Se ele fez isto com o próprio filho, acreditam que ele está preocupado com a gente? A bíblia nada mais é senão um livreto cheio de contradições, estórias sem pé nem cabeça, mentiras, etc. É tão importante que se você estiver desempregado e com todas as contas vencidas leve-as ao banco e tente pagar com a bíblia.....?
Por fim, deus só ajuda quem nos prejudica. Só faltou ele colocar uma placa na Lua cheia para lermos daqui: “DANE-SE O MUNDO QUE NÃO ME CHAMO RAIMUNDO!!!!!”

Unknown disse...

Pois eu posso provar a existência do MEU DEUS para vcs entrem em contato comigo via email... arikah12pa@yahoo.com.br

Unknown disse...

fico meio que em cima do muro não sei pra onde ir, mas a cada dia me projeto para um só lugar sabendo que o mundo está um caos, é como se sua casa está pegando fogo e você tem que sair pra não se queimar e desse jeito que o mundo está. se deus é o autor de nossas histórias porque então foi criar um vilão?

Unknown disse...

fico meio que em cima do muro não sei pra onde ir, mas a cada dia me projeto para um só lugar sabendo que o mundo está um caos, é como se sua casa está pegando fogo e você tem que sair pra não se queimar e desse jeito que o mundo está. se deus é o autor de nossas histórias porque então foi criar um vilão?

Unknown disse...

fico meio que em cima do muro não sei pra onde ir, mas a cada dia me projeto para um só lugar sabendo que o mundo está um caos, é como se sua casa está pegando fogo e você tem que sair pra não se queimar e desse jeito que o mundo está. se deus é o autor de nossas histórias porque então foi criar um vilão?

Unknown disse...

fico meio que em cima do muro não sei pra onde ir, mas a cada dia me projeto para um só lugar sabendo que o mundo está um caos, é como se sua casa está pegando fogo e você tem que sair pra não se queimar e desse jeito que o mundo está. se deus é o autor de nossas histórias porque então foi criar um vilão?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Pois Todos os Queridos "Ateus" que acreditam na criação através de macacos, teoria da evolução, e etc, Big Bang. Mais a fundo meus queridos, se nós "Homens" que pensamos e temos consciência, como por ventura poderíamos vir de um mero macaco. Se por ventura isso fosse uma verdade e não existisse "DEUS" como assim é colocado por vocês. Então quem criou o primeiro macaco ou célula para que possa haver uma evolução. Ah mais tem a teoria do Big Bang a grande explosão e etc, e de onde veio essa explosão queridos estudiosos. De onde vocês tão inteligentes tiraram a própria inteligencia, se "DEUS" não existisse como e de onde viria a química, a física, as camadas de Ozônio, o ar que vocês respiram, as estrelas. Vocês que já estudaram tanto e não chegam a nada poque vocês são uns nada perante a grandiosidade divina. Vocês querem saber de coisas que na realidade não sabem. Ficam cutucando a terra para encontrar alguma coisa, mas só acham fósseis. Então quero lhes demonstrar que "DEUS" EXISTE, e eu tenho a convicta e clara certeza de que vocês é que não existem pra "DEUS".

Unknown disse...

Para você meu amigo Semayas Batista, o Mundo é um caos não devido a um bem ou a um mal, resta de nós Homens toda e qualquer coisa que acontece no mundo. Deus nos deu o livre arbítrio para que pudéssemos escolher entre o caminho ruim e o caminho do bem. Quando "ELE" interferiu no mundo a princípio houve o primeiro pecado por meio de nós homens (Eva comeu a maçã do pecado e assim fez reacender o conhecimento entre o bem e o mal). Então a conclusão é a seguinte, o caos no mundo proveniente mente veio da Humanidade, por falta exclusiva e unica de "DEUS".

Unknown disse...

Sinceramente, só tenho fé em mim mesmo, em minha capacidade de conseguir as coisas. Sempre que acontece algo útil e maravilhoso em minha vida, eu sei que foi meu esforço, minha vontade, minha disposição. Orações só te faz acreditar numa mentira, que algum milagre divino ilusório vai te fazer vencer sem ser esforçar pra conseguir algo. Deus foi criado pelo medo do humano, para que quando estejam em dificuldades, invocarem a divindade pra que tudo corra bem. VÃO TOMAR UM BANHO GELADO E TRABALHAR PRA SE SUSTENTAR, DINHEIRO SEMPRE TROUXE E SEMPRE VAI TRAZER FELICIDADE.

Unknown disse...

Cara vocês que estão apenas nesse site para saber o que nós Ateus pensamos, digo que isso é uma perda de tempo, por que enquanto vocês cristãos, evangelicos etc a religião que você segue, você não conseguir ser maduro ao bastante para deixarem de se iludir por uma pessoa um "Deus" não terá sentido em ler argumentos Ateistas, revisando é simplesmente ilogico a existência de um Deus todo poderoso. Adriano gostei muito de seus argumentos valeu por compartilha-los com nós.

Unknown disse...

ateus, atéias...têm "raiva" de Deus...e dizem que a inexistência de Deus é provada, e dizem também que Ele é mal, incompetente. Por que Ele é mal, sem nem existe? A contradição persegue o mundo ateísta.

Unknown disse...

Nenhum ateu tem a certeza de que não existe Deus

Unknown disse...

Nenhum ateu tem a certeza de que não existe Deus

Unknown disse...

Foram estabelecidas leis para que viessemos a cumprir porem ninguém quer obedecer,Deus ele é amor e tbm justiça e do que se queixa o homem se não do seus próprios pecado...o próprio homem é injusto querendo ganhar vantagem,quer viver na bagunça e a culpa é de Deus ???? Rsss somos tão pequenos com argumentos pequenos!!! De qualquer forma Deus nos ama e ele corrige quem o ama assim como os pais corrigem os filhos

Unknown disse...

Aí vai perguntar para essas pessoas que não acreditam em Deus como é a vidinha que eles levam,infelicidade tudo mais por fora parece ta muito feliz mas por dentro só Deus na causa.ainda da tempo de se converter,o triste vai ser quando Jesus Cristo voltar e essas pessoas continuarem nessa vida.porém gente Deus os ama mesmo assim ele tá nos dando a chance de mudar

Unknown disse...

Aí vai perguntar para essas pessoas que não acreditam em Deus como é a vidinha que eles levam,infelicidade tudo mais por fora parece ta muito feliz mas por dentro só Deus na causa.ainda da tempo de se converter,o triste vai ser quando Jesus Cristo voltar e essas pessoas continuarem nessa vida.porém gente Deus os ama mesmo assim ele tá nos dando a chance de mudar

Unknown disse...

Nenhum seguidor tem a certeza que deus existe, tá sempre em volta da necessidade e da ilusão.

Ivani Medina disse...

Não é preciso teorizar a respeito da inexistência de coisa alguma. Sem o manto da filosofia a crença em deus não se sustenta.

http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/a-cren-a-em-deus

Wes disse...

Não tem como ter certeza de que ele existe ou não, pra min quem afirma a existencia ou a inexistencia é ignorante.

Unknown disse...

Pra quem diz que vive numa boa sem Deus, que acredita apenas em si mesmo, quero lembrar de uma pequena frase: As vezes o diabo deixa as pessoas viverem a vida sem problemas porque não quer que recorram a Deus. Seu pecado é como uma cadeia, só que tudo lindo e confortável e não há necessidade de sair . A porta está aberta até que um dia o tempo se esgota e a porta da cela se tranca então é muito tarde. Aos que dizem que não há provas, querido reflitam...Como um cego acredita que é as coisas que ele não ve? E quem não ouve? E quem não tem o tato? E quem não tem o paladar? Quem não tem olfato? E se existe alguém que não tivesse nenhum dos sentidos? Ele existiria mas o mundo talvez não existe para ele, sendo que nós que temos esses sentidos SABEMOS que o mundo e as coisas que nele abitam existem? Complicado né? Ele não saberia... (só uma metáfora) Ateus não acreditam em Deus por que nunca sentiram (talvez nem procuraram) Tem uma LEI que diz que NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA, é o seguinte: A criação de seres misticos como Vampiro, Fadas, Lobisomens, entre outros, não é a mistura do que já existe? Uma transformação? Como seriamos capazes de criar um ser onipotente? Um Senhor, seja ele nossa semelhança ou não... a imagem de Deus não precisa sempre ser relacionada com a nossa (deixando claro que eu acredito que sim somos a imagem e semelhança dele) e só mais uma coisa: Tudo tem seu antônimo. Bem e mal , branco e preto, luz e escuridão, humano e? Natural e? Deus sobrenatural. Me diz agora, como nós seres humanos (tão pequenos) iriamos provar a existência de um ser SOBRENATURAL? Aos que reclamam do livre arbítrio, de ser uma farsa e outros argumentos, você faz o que quer e quando quer, se faz algo errado (que vai te fazer mal- Toda ação gera uma reação de mesma intensidade e etc...) ele (Deus) não te quer ver assim, por isso te diz pra procurar ele, pra que melhore e viva bem. "Mas posso ser correto sem Deus", ok, vai lá, da onde você vai tirar suas conclusões de certo ou errado? Ah é errado matar... Por que ta na bíblia, se você acha errado então quer dizer que acredita no que estão nas escrituras? E para você querido (a) que diz que Deus não existe,por que ele é mal, faça me o favor né, como algo que não existe pode ser mal?

Deus Existe , E eu Creio !! disse...

Pessoal , existência de Jesus Cristo é uma coisa concreta , um Ex: O nosso calendário é dividido em ( Antes e Depois de Cristo ) baseado no nascimento de Jesus , e o que é uma grande façanha se ele nunca existiu , e o Historiador " Gary Habermars " lista 39 fontes antigas para Jesus , de onde ele numera mais de 100 fatos relatado , sobre sua vida , ensinamentos , crucificação e ressurreição . mais registro
https://refutandooateismo.wordpress.com/tag/gary-habermas/

De acordo com Luke Johnson, estudioso neotestamentário da Universidade Emory:

“Até mesmo o historiador mais crítico pode confiantemente afirmar que um judeu chamado Jesus viveu como um mestre e operador de milagres na Palestina, durante o reinado de Tibério, foi executado por crucificação sob o prefeito Pôncio Pilatos e continuou a ter seguidores após sua morte.” 28

Leandro lima disse...

Vcs são engraçados

Leandro lima disse...

Vcs são engraçados

Unknown disse...

Edna silva, Deus permite que o mau exista pq ele nos deu o livre arbítrio para que um dia quem optar amá-lo livremente, vá mora com ele no céu sem a influencia do mau, mas com seu livre arbítrio intacto, o mau existe a injustiça existe, coisas ruins existem, mas é culpa dos homens e não de Deus, Cada um é responsável por aquilo que toma para si!! Se um dia vc morasse na rua ficasse sem teto, vc aceitaria viver assim?? Eu não, eu lutaria por um teto, essa luta é minha e não de Deus mas mesmo assim ele esta do nosso lado nos dando força para seguir em frente, sem olhar pra trás. A dor que tem no mundo e da nossa luta pode ser muito grande e sem Deus como poderemos vencer? Ter Fé nos faz acreditar num futuro melhor e porque não? Se Deus é dono de tudo que criou pq não segui-lo e não obedece-lo com deveríamos obedecer nossos pais?? Tudo é uma questão de crer ou não, e tbm é uma questão valores morais, do que é certo ou errado, porque Deus só gosta daquilo que é certo e que é bom, poi sem um Deus como saberíamos o que é moral? Nem existiria a moralidade tudo seria permitido e nada teria sentido e mundo seria pior ou nem existiria, vc acredita se quiser, mas Deus é bom e ele existe e vc faz a sua escolha!! Saiba que mesmo que não acredite ele sempre vai deixar a porta aberta pra vc ele nunca desiste de um filho seu, Ele vive e sua misericórdia é para sempre, quantas pessoas vivem bem sem Deus, mas um dia o tempo termina e quando chegar a hora final pode ser muito tarde!
Em Mateus 10:32,33 Diz: Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.

Unknown disse...

https://www.youtube.com/watch?v=em9DWjkWxOw
Esse filme é muito bom!!

Unknown disse...

Ok se deus realmente existe me fala como ele e , me fala se ele realmente criou nos como semelhantes , e os outros seres que abitão outros planetas eles tbm são semelhantes a ele?
Se sim deus tem uma variedades de formas em... Vc creio eu que n seja ateu e porque razões vc esta em um site de filosofia ateísmo? Apenas para criticar nos que estudamos o ateísmo, vc e cristão vai para um site da filosofia cristã la vc vai se encaixar diretamente la !

Unknown disse...

Ok se deus realmente existe me fala como ele e , me fala se ele realmente criou nos como semelhantes , e os outros seres que abitão outros planetas eles tbm são semelhantes a ele?
Se sim deus tem uma variedades de formas em... Vc creio eu que n seja ateu e porque razões vc esta em um site de filosofia ateísmo? Apenas para criticar nos que estudamos o ateísmo, vc e cristão vai para um site da filosofia cristã la vc vai se encaixar diretamente la !

luis disse...

DEUS de ABRAÃO,era caldeu, apareceu esse deus e prometeu a terra do leeeitee e do melllll,porem essas terras eram ocupadas pelos povo cananeu que viviam milhares de anos sem serem pertubados por pessoas fora da realidade , suas culturas destruidae suas terras,tomadas ,HOJE pessoas rezam e oram por esse deus,por não terem conhecimento, na suas humildade,que deus é esse que dá o que não tem , e por respeito ea propriedade alheia, respeito e educação a crenças alheia,nunca iria incentivar tomar as coisas do proximo,é muita loucura que eu não entendo,e esse deus não preservou nem o dioma caldeu ,foi extinto 400 anos ac

Unknown disse...

Incrível, li o argumento da inexistência de Deus e de como "é" absurdo que as suas criaturas que optam em viver suas vidas sem se importar com ele ou com os seus princípios sofreriam danos por suas escolhas (livre arbítrio)....
Não tenho a pretensão de provar a existência de Deus, haja visto segundo os estudiosos nem mesmo a Bíblia perde tempo em explicar sua existência, nela encontra-se apenas "Eu sou o que sou" e ponto final - acredite quem quiser (isto digo eu).

Mas gostaria de pensar um pouco com o autor e os demais livres pensadores:

Segundo o texto seria irracional crer num Deus que não tem inicio nem fim (eterno) que existe antes de qualquer outro ser ou coisa, que existe antes da matéria e que num determinado tempo da sua eternidade resolveu criar um universo e povoa-lo com seres vivos incluindo anjos (dos quais a terça parte por seu livre arbítrio se rebelaram contra ele) e os seres humanos ( que também pelo livre arbítrio, pecaram contra ele) e que estabeleceu um plano de salvação para que aqueles que se arrependerem possam ser feitos filhos por adoção através do sacrifício de Jesus.

Então me pergunto onde esta a racionalidade em crer que antes da matéria existia o nada ou uma grande massa de energia no vazio... e que esta energia em um determinado momento não pode ser mais contida pelo vazio e assim num processo que chamamos de químico-físico deu origem a este universo complexo de grandezas ainda inexploradas pelo homem ( único ser pensante que conhecemos até então - já que Deus não existe)...
Um universo cheio de regras que o mantem em harmonia, com mistérios que aguçam a curiosidade do mais céticos dos homens....
mas que veio a existência ao acaso, sem que ninguém o tenha projetado... ...sem um construtor... ...fruto apenas das coincidências da física e da química que também não existiam no vazio....

como disse no inicio é incrível...
Acreditar que um ser superior "imaginário" que criou todas as coisas e fácil...
Incrível mesmo, é acreditar num universo que veio do nada e que se auto-projetou, e que criou suas próprias leis, e que ainda esta em expansão... do qual agente não consegue nem saber seus limites e mais ainda, que deste nada surgiu "vida" se e que podemos dizer que as "coisas" estão mortas... e dentre estes seres vivos surgiu um que é capaz de pensar e questionar toda esta existência e sua origem...

Tem que se ter muita fé para se acreditar oriundos do nada....

Unknown disse...

SE VOCÊ NÃO CRÊ NA EXISTÊNCIA DE DEUS, NÃO SE PREOCUPE! DEUS TE ENTENDE...
Edgar Izídio - Filósofo cristão.

Unknown disse...

* A filosofia ateísta procura tentar provar a não existência de Deus...
...Enquanto isso, Deus os perdoa, pois conhece suas limitações e fragilidades, além da propensão para o mal, como um filho rebelde...
Porém, até o filho rebelde, o Pai o ama!
* Edgar Izídio - Filósofo Cristão.

Unknown disse...

ATEÍSMO?
NÃO CREIO EM DEUS PORQUE SOU CRISTÃO, MAS SOU CRISTÃO PORQUE DEUS ME LIBERTOU DO ATEÍSMO!
Edgar Izídio.
Filósofo Cristão.

Bebel disse...

Algo mais importante que a bíblia, é a lógica.E se existe lógica deixa de existir Deus.Por isso Ateus tende a parecer mais inteligente

Kamilly ateia e daí ♡ disse...

Bom infantilidade ea de quem não quer aceitar a verdade! Deus existe na sua cabeça. Assim como o Bixo papão existe na cabeça das crianças,assim como um filme de terror transmite medo pelo seu psicológico, milagres não existe, fé não adianta, evolua, estude Mais, se vc for fazer uma prova, ae vc usa sua (fé) ela não vai adiantar se VOÇE não tiver estudando. Então vou deixar aki meu zap para mais ateus! Quero ter mais conversas ampla!
94 992144459..

filosofo disse...

Entra ai no grupo do WhatsApp,
https://chat.whatsapp.com/DtaWaSeBaE55PZrHtHh9pp

filosofo disse...

Entra ai no grupo WhatsApp https://chat.whatsapp.com/DtaWaSeBaE55PZrHtHh9pp

filosofo disse...

Entra ai no grupohttps://chat.whatsapp.com/DtaWaSeBaE55PZrHtHh9pp

filosofo disse...

Entra ai no grupohttps://chat.whatsapp.com/DtaWaSeBaE55PZrHtHh9pp