domingo, 13 de maio de 2007

Sou Ateu Porque Preciso

Texto de Alex Castro

Sobre Sites


Confesso: eu acredito viver no melhor universo possível.

Não suportaria existir em um universo regido por uma força divina misteriosa e caprichosa.

Não suportaria saber que minha alma viverá eternamente, em eterno prazer ou sofrimento, baseado no que fiz ou deixei de fazer nesses poucos anos terrenos, e com base em critérios inescrutáveis.

Não suportaria saber que vou seguir nascendo e renascendo, quase que infinitamente, mas sem lembrar de nada!

Se existe deus, então a vida não tem nenhum sentido. Quem tem sentido é deus e o nosso sentido provém dele. Não somos mais do que suas cobaias, manipulados daqui pra lá, correndo como hamsters naquelas rodinhas, ignorantes de seus verdadeiros propósitos. Ao seu bel-prazer, somos mortos, escravizados, santificados, até mesmo afogados em massa, quando falha o experimento.

Se existe deus, então todos os esforços da humanidade para se entender e se auto-gerir, toda a ciência e toda a filosofia, de nada valem. Se existe deus, então não existe ética ou moralidade: somente adequção ou não às regras impostas pela divindade.

Se existe deus e temos o livre-arbítrio, então o arbítrio de livre não tem nada, é uma dádiva da qual só desfrutamos porque nos foi concedida e pode ser tirada tão facilmente quanto.

Já disseram que, se deus não existe, então tudo é permitido. Mas se deus existe, por outro lado, então não vale a pena fazer nada, pois nada faz sentido.

Um leitor questiona:

"Para mim, a grande questão não é se deus existe ou não, mas se nós vamos de alguma maneira continuar existindo depois da morte. Eu acredito que vamos continuar, de alguma maneira. Tenho que acreditar. Porque se não vamos, o que é essa vida senão um sonho? Aí é que ela vida não tem mesmo sentido, propósito nenhum. Se não há sentido para quê continuar? Por que não dar um tiro na cabeça daqui a cinco minutos(quando terminar o café)?"

Eu não dou um tiro na cabeça agora porque (além de não ter uma arma) quero saber o fim da novela, porque ainda há uns dois mil livros que eu quero ler e umas cem mulheres que quero comer, porque eu quero assistir os próximos filmes do Almodóvar pra saber o que esse louco vai aprontar, porque ainda falta eu escrever no mínimo uma dúzia de livros que tenho dentro de mim, e etc etc. Será que tudo isso não é motivo suficiente pra não se enfiar uma bala na cabeça?

Talvez deus realmente exista. Sinto calafrios com essa possibilidade mas, sim, talvez sejamos todos somente marionetes em seu projeto cósmico.

Mas, se não podemos ter liberdade, melhor a ilusão da liberdade do que nada.

Sou ateu não por ter concluído, após cuidadosa análise das evidências empíricas, que não existe base factual para sustentar a existência de deus.

Sou ateu porque eu só poderia existir e funcionar como ser humano em um universo sem deus.

Sou ateu porque preciso.

47 comentários:

Pedro disse...

Muito bem, confesso que só agora comecei a ler blogs porque acabei de fazer o meu próprio - http://sobreoquesomos.blogspot.com/ - , buscando ideias para o melhorar. Gostei particularmente deste post pela tua perspectiva da não necessidade de encontrar uma base factual que prove a inexistência de Deus, pois a sua própria existência faria a própria vida não ter sentido, condenaria ao fracasso qualquer iniciativa do ser humano para mudar o estado de coisas visto que tudo estaria pre´-destinado. Deste modo, o ateísmo conduz à responsabilização do indíviduo pelos seus actos e incentiva-o a sonhar o que quer ser. Contudo, como tu dizes, se não podemos ter essa liberdade, melhor a ilusão da liberdade do que nada.

Adriano disse...

Só informando que este texto não é meu, é de Alex Castro, e seu nome está no final do post assim como o link do texto original.
Os textos de minha autoria estão com o marcador opinião.

Luiz Claudio Santos de Souza Lima disse...

A origem da ideia que vou defender não é minha, mas compartilho o pensamento de que deus já foi um dia necessário. A imagem do homem primitivo ao redor da fogueira, no meio da noite escura e ouvindo os uivos dos animais devia ter muito medo. A solução para um mundo inseguro, cheio de perigos e incertezas seria criar outro imaginário, cheio de deuses que evoluiram em cada cultura até as versões modernas ocidentais monoteístas. O afastamento natural do homem moderno da religião, coloca deus como uma necessidade a ser lembrada em momentos de crise. O típico homem moderno competidor e consumista pouco recorre a deus.

saracura disse...

Olá! gostei muitos do texto..e dos textos...gostaria que fizesse um favor, nos links de ateísmo, tem um blog interessante "Deusilusão", que vc poderia acresentar...http://deusilusao.wordpress.com/

Unknown disse...

"Você" precisa ser ateu não porque esta sendo manipulado em uma gaiola de hamster, ou porque esta sendo escravizado por um ser ignorante que quer apenas se divertir com a humanidade. "Você" apenas quer fazer de tudo quando quiser, "comer mulheres" sem ter a consciência de tem um Deus olhando o que faz, aonde faz, "Você" nunca experimentou ter um Deus e não sabe o que é ter um Deus, "Você" fala desse Deus como se já tivesse experimentado ele, como se Ele já tivesse o decepcionado. Você acredita que depois da morte a uma vida, e essa próxima vida vai ser igual a essa? dai "Você" vive de novo e morre e vive e morre sem sentido nenhum, você disse que se Deus não existe tudo e permitido, então eu posso fazer o que bem entender com o próximo quando quiser, posso pegar uma arma e atirar em outra pessoa, porque tudo eu posso fazer. Você disse que não quer que sua alma viva eternamente no sofrimento "inferno" baseado do em suas atitudes, Como você mata um individuo sem ser condenado por esta atitude? Deus é justo, e julga verdadeiramente seus atos, Ele é muito mais justo que o homem, que deixa lacunas na justiça para serem contornadas. Você acredita em ter uma alma? porque um Ateu não acredita. Você acredita que tudo surgiu do nada, porque eu preciso de dinheiro, Puff apareceu dinheiro do nada, tudo que foi criado foi provocado a ser criado.

SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE O CRISTÃO E ("Você")? EU SEI A QUEM SIRVO, E VOCÊ sabe?

VOCÊ NÃO É ATEU É APENAS UM SOLITÁRIO

Unknown disse...

Eu acho que pessoas religiosas são um bando de preconceituosos, entram num templo, creen em um deus, etc, acham que são melhores que os outros e tratam todo o resto como "pessoas do mundo". Mas usam tudo do mundo, tudo que o mundo produz, usam o transporte, levam seus filhos às escolas, energia elétrica, garfo etc, arrecadam dinheiro, mas por que não investem esse dinheiro para melhorar, com esse rio de dinheiro que arrecadam poderiam contruir escolas para formar pessoas...stc nem preciso citar o que poderia ser melhorado. È claro que logo alguem vai citar aquela comunidade tal dos USA...logo vai aparecer alguem com aquela conversa mole que não tenho deus no coração, mas que deus é esse, é só pegar o fato de que a 2000 mil anos por exemplo as pessoas vem crendo em deus, mas nesse periodo quanta gente deus permitiu que fossem torturadas, esquartejadas, mortas, ou que passaram fome, injustiça, escravidão e o que adiantou essa crença inúnil que faz o homem parar de pençar, e deixa pra deus resouver e deus ta resolvendo bem pelo geito, felizmente o homem esta evoluindo socialmente e ja não precisamos todos sermos torturadas, esquartejados, mortos, etc, ao menos nem todo, se fossemos esperar por deus afff!

Unknown disse...

O bom Deus não nos obriga a nada ,ele não tira a liberdade de ninguem ,pelo contrario,ele apenas nos convida a seguilo,a ser seu verdadeiro amigo,ele nos ama ,mas como ele pode nos dar seu amor se sempre rejeitamos ele,não procuramos amalo tbm,amor não é um sentimento q se coloca da boca pra fora ,mas algo q se sente de uma forma inespricavel,esse Deus descrito não pode ser Deus.

Unknown disse...

Gostaria de responder ao rapaz/moça que se alto intitulou Jeter. Nasci em uma família extremamente religiosa, e para dizer a verdade um misto de católicos com evangélicos, ou melhor, protestantes. Fui obrigada desde cedo a freqüentar as missas, cultos, celebrações santas, festas religiosas e tudo mais. Cresci em meio à bíblia, as leis de deus, e suas imposições. Portanto não sou uma leiga para dizer o que direi agora.
Se você tiver no mínimo meio neurônio e um pouco de boa vontade para parar e analisar as sandices das religiões com toda a certeza não se alienaria a uma. A Religião nada mais é do que uma invenção humana e por ser humana esta passível de erro, e quantos erros não é mesmo? Já dizia grandes filósofos: “Acabe com o dinheiro e verá o fim de todas as religiões.” O que a religião nos ensina? Nada além do medo. Segundo as crenças deus nos deu o direito ao livre-arbítrio, e temos que optar por: Segui-lo e ter a salvação eterna, ou queimar no fogo do inferno. Como pode um deus de infinito amor e misericórdia assistir a bilhões de seus filhos queimarem por toda a eternidade?
Deus não existe, não há provas de sua existência, Porque deus possui quase todas as características de algo que não existe? Por exemplo: imaterial, incorpóreo, incompreensível, invisível, inexplendorável,etc…
Por que deus criou o Mal (Isaías 45:6-7) se ele não quer que o pratiquemos? Por ele cria as pessoas que já sabe que vão para o inferno? Por que deus criaria gente que não acredita nele e depois os puniria por ser aquilo que ele os fez?
Deus não é justo. Se fosse o mundo não estaria como é hoje. Se ele existe não passamos de ratinhos de laboratório e como disse o rapaz que redigiu o texto comentado “ Ao seu bel-prazer, somos mortos, escravizados, santificados, até mesmo afogados em massa, quando falha o experimento”
Realmente Deus não surgiu do nada, ele surgiu da necessidade que o homem tem em criar heróis. Se a bíblia prova a existência de Deus, as revistas em quadrinhos provam a existência do Super-homem.
Sabe a diferença entre um ateu e você? Sabemos como usar o cérebro.
http://bit.ly/bWUasd <- 60 Perguntas Que Farão De Você Um Ateu

E por favor, o mundo precisa de respeito. Você acredita em um ser superior, eu não. Estou no meu direito assim como você no seu.

xceux disse...

OS FILHOS DA VIÚVA

O homem em sua infinita ignorância, tenta enganar a si mesmo e aos outros,Pobre coitado de memória fraca promete não fazer e no instante seguinte já está lá ele fazendo o que prometeu não mais fazer, pobre coitado sem coerência.
Não se sabe até que ponto vai à imbecilidade, onde ela termina, e começa a maldade, a doença.
Se o homem fosse um pouco menos egoísta, ele veria que a qualidade de vida está Intrinsecamente ligada à gentileza dos pequenos atos, nos pequenos agradecimentos, em um simples "bom dia".
A pobreza” espiritual “é muito mais miserável que a pobreza material.
O abandono da razão, da indignação diante das covardias e injustiças, esvazia todo sentimento bom, e enche de maldade o coração dos fracos, pois os fortes, aqueles que realizam suas atitudes baseadas na coerência, jamais vacilam diante das adversidades, pois focados na sua realidade, sem promiscuidade religiosa, ele toma atitudes sem hesitar.
A visão não pode ser ofuscada pelo pragmatismo religioso, a clareza de idéias, precisa de realismo, e não de suposições e liturgias.
Realizações positivas são aquelas movidas pelo altruísmo, pela preocupação com o bem estar dos seus, e dos próximos, e não uma retaliação por ameaça de condenação a um pseudo inferno.
O senhor maior é a honestidade que tens que ter consigo mesmo, e não uma bengala Invisível, na qual mancos procuram se apoiar.

César Bezerra

xceux disse...

OS FILHOS DA VIÚVA

O homem em sua infinita ignorância, tenta enganar a si mesmo e aos outros,Pobre coitado de memória fraca promete não fazer e no instante seguinte já está lá ele fazendo o que prometeu não mais fazer, pobre coitado sem coerência.
Não se sabe até que ponto vai à imbecilidade, onde ela termina, e começa a maldade, a doença.
Se o homem fosse um pouco menos egoísta, ele veria que a qualidade de vida está Intrinsecamente ligada à gentileza dos pequenos atos, nos pequenos agradecimentos, em um simples "bom dia".
A pobreza” espiritual “é muito mais miserável que a pobreza material.
O abandono da razão, da indignação diante das covardias e injustiças, esvazia todo sentimento bom, e enche de maldade o coração dos fracos, pois os fortes, aqueles que realizam suas atitudes baseadas na coerência, jamais vacilam diante das adversidades, pois focados na sua realidade, sem promiscuidade religiosa, ele toma atitudes sem hesitar.
A visão não pode ser ofuscada pelo pragmatismo religioso, a clareza de idéias, precisa de realismo, e não de suposições e liturgias.
Realizações positivas são aquelas movidas pelo altruísmo, pela preocupação com o bem estar dos seus, e dos próximos, e não uma retaliação por ameaça de condenação a um pseudo inferno.
O senhor maior é a honestidade que tens que ter consigo mesmo, e não uma bengala Invisível, na qual mancos procuram se apoiar.

César Bezerra

Unknown disse...

Eu sigo o fundamento ateu e as pessoas querem me matar por ter esse pensamento. Mas pense: as religiões impõem a sua vontade nas pessoas e fazem elas crerem em algo supérfluo, fútil. As religiões impõem doutrinas de não ao preconceito, mas o fundo é mais embaixo. Elas fazem as pessoas como eu serem isoladas só por causa do meu pensamento.O mundo seria um lugar melhor se não houvesse religião ou doutrinas religiosas.

Ah, só para lembrar:depois pessoas vão me xingar, mas apenas eu falo o seguinte: EU POSSUO AMOR PRÓPRIO.

Rogério Delgadinho disse...

Parabéns! Os Ateus estão mostrando a sua cara.

Esses dias ouvi um absurdo, um senhor disse que não existem Ateus. Dei muitas risadas. ele ficou bravo e disse que quando eu estivesse caindo com um avião eu iria chamar o nome de Deus. daí eu perguntei a ele e se eu chamar, uma mão branca gigante vai pegar o avião e colocar no solo gentilmente? ahahahahahahahah

Rogério Delgadinho disse...

Estou com câncer! o que faço? Rezo e Deus me cura totalmente obs-sem nenhum tratamento, ou faço o tratamento? se me curar quem curou?

os dois Deus e os médicos?

só os médicos e os remédios?

só Deus?

prefiro a ciência!

Fred Garrett disse...

Maravilhoso texto. Confesso que fiquei atordoado quando li o texto. Fui logo abraçar minha mãe. Mas, a verdade tem que ser sabida. Nunca vivi na Matrix. Desde pequeno sei a verdade da vida. Não vivo num mundo de magia. Vivo num mundo biogeológico real... Parabéns.

Maicol_Loko disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maicol_Loko disse...

Só FOrçA "INESPRICAVEL" mesmo, que idiotice essa de que deus so pede para seguilo e que nos o deixamos de lado mas quando presisamos nos perdoa, isso é uma idiotice, se ele existic pessoas naum passarião fome, se existice pessoas de bem e saudaveis naum iam morrer de uma hora pra outra com cançer, e alem de essa pessoa ter acreditado nele e vivido a vida sem praseres, se ele existice naum averia injustiça, mas lamentavelmente isso tudo Acontece e si acontece é pelo sinples fato de "DEUS" naum existir,jesus as igrejas pregam o nome dele mas se ele morreu por unjustiça de outros e contra o dinheiro e so ajudava sem ganhar nada em troca, por que caralho vcs pedem dinheiro em igrejas e naum fasem nada sem ter q receber algo em troca? ser ateu, naum é ser de outro mundo nem que acredita em diabo e vai ir pro inferno, para o ateu como eu simplesmente naum tem deus, inferno, nem nada pelo estilo, vivemos pelo cimples fato de aproveitar a vida ao maximo ate que ela acabe e depois que acabar bom ai danece isso nois ve depois.... e provavelmente depois de eu ter terminado de digitar isso vou ser condenado ao inferno então agente ce ve la no puterooooo

Jún!or disse...

Para mim religiao serve como uma terapia para os fracos.
Um amigo meu virou evangelico, mas pelo menos parou com as drogas e bebidas.... Nesse caso eu prefiro que ele fique evangelico, apesar de eu ter saudade da epoca que tomavamos umas e jogavamos conversa fora. Mas como a bebida deixa ele com vontade de usar outras coisas, entao melhor assim. Mas existem pessoas que nao precisa de religiao para se livrar disso, basta uma boa terapia e vontade de ser ajudado, sem querer "ajuda" de alguma religiao.

junior disse...

Para mim religiao serve como uma terapia para os fracos.

junior disse...

meu amigo disi ki ateu eu diabu eu disi ki na mas eu tou en duvidas sobri iso com ken eu falu

Anônimo disse...

Texto mto bom...Apesar dos meus poucos 21 anos de idade e ter muita vida pela frente, acho que nunca saberemos a verdade considerando que entre Deus e os homens fica difícil, praticamente inpossível descobrir 'quem criou quem....'Deus criou o homem à sua imagem e semmelhança ou se "o homem, em seu orgulho, criou Deus, a sua imagem e semelhança." Como Friedrich Nietzsche dizia.

Valter Augusto disse...

Belo texto!Gostei principalmente da parte que fala das mulheres que o autor não comeu;me fez lembrar das muitas que eu tb deixei de comer.Mas comi(e amarrei!)outras.
Belo texto.Parabéns pra esse tal de Alex.

Day Vz disse...

Apesar de colocar vários homens de palha (não acho que foi intencional, mas apenas superestimado), mostrando-se obviamente sob perspectiva particular daqueles que desconhecem o ateísmo (como demonstrado), me dando até certa certeza de que vc não é um ateu, agnóstico, deista, ou panteísta para poder criar tal argumento do lado oposto, ou então vc lidou com um sujeito extremamente ignorante e ou isolado, mas que logicamente ainda sabe que falta o suporte para creditar-se algo (o que quer que seja), independe do que seu ego deseja, com desejos e sentimentos não se pode tornar algo verídico, pois antes deles, os sentimentos, vem a realidade e dela vc se adapta, e não contrario onde a realidade se adapta aos seus desejos. Acho que é só... ! antes de ser ateu eu não enxergava a beleza do mundo nem conseguia valorizar a vida na terra, e nem o próximo, pois achava que ele, o mundo era apenas uma passagem ou um teste para algo melhor, e ironicamente se Deus existir, muitos estariam desprezando o mundo que ele criou, como vc o fez ao dizer que o ateu poderia dar um tiro na cabeça caso só esse mundo exista. Você pelo menos devia tentar enxergar o que o mundo é, em cada evento, em cada tempo, efeito, e tentar enxergar a beleza disso, desde as coisas mais complexas as mais simples, afinal por que não tentariam compreender ou pelo menos enxergar o que Deus fez, já que ele fez? Agora se vc acredita em Deus, mas quer permanecer assim, pense mesmo que esse mundo é somente uma passagem, acredite no que não vê e nem entende, ignore o mundo e sua beleza já que ele é simples demais para qualquer contentamento... isso não contemple, sequer tente entende-lo... afinal os descrentes são os ateus! Que estejam em paz. Obg

Day Vz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FRANCIELI DEZORDI disse...

SOU ATEIA! PORÉM, ACREDITO QUE A RELIGIÃO TEM SIM UMA SERVENTIA,NÃO APENAS A RELIGIÃO, MAS TODA A CRENÇA EM DEUS. A CRENÇA EM DEUS É O ÚNICO FATOR QUE IMPEDE O SUICÍDIO EM MASSA.
A GRANDE MAIORIA DA HUMANIDADE NÃO É FORTE O SUFICIENTE PARA ACEITAR QUE NÃO EXISTE UM SER QUE OS AMA INCONDICIONALMENTE, E QUE A VIDA ACABA COM A MORTE DA MATÉRIA, OU SEJA, QUE O -" ESPÍRITO "- NÃO PASSA DE CONEXÕES NERVOSAS QUE NOSSO CÉREBRO FAZ.
POUCOS CONSEGUEM VER BELEZA EM TER "UMA" VIDA FINITA. POUCOS AMADURECEM O SUFICIENTE PARA ACEITAR QUE ASSIM COMO O COELHINHO DA PÁSCOA, O PAPAI NOEL, A FADA DOS DENTES,O SUPER - HOMEM, O BICHO PAPÃO NÃO EXISTEM, DEUS TAMBÉM NÃO PASSA DE UMA HISTORINHA INVENTADA DE NOSSO SUBJETIVO. É LASTIMÁVEL QUE A MAIORIA DAS PESSOAS MORREM INFANTIS!

lépe prodo disse...

texto magnifico é relamente oq penso ,mas deus tem uma importancia q é do povo almejar o céu e só por isso eles são bom e é por isso que eles não são ruins, se num existice deus a população cabeça fraca ia ser ruin mal mas isso é u ciclo vicioso se num tivesse esse deus ian nascer outros mais , bom se todos fossem panteista pelo menos

lépe prodo disse...

texto magnifico é relamente oq penso ,mas deus tem uma importancia q é do povo almejar o céu e só por isso eles são bom e é por isso que eles não são ruins, se num existice deus a população cabeça fraca ia ser ruin mal mas isso é u ciclo vicioso se num tivesse esse deus ian nascer outros mais , bom se todos fossem panteista pelo menos

lépe prodo disse...

texto magnifico é relamente oq penso ,mas deus tem uma importancia q é do povo almejar o céu e só por isso eles são bom e é por isso que eles não são ruins, se num existice deus a população cabeça fraca ia ser ruin mal mas isso é u ciclo vicioso se num tivesse esse deus ian nascer outros mais , bom se todos fossem panteista pelo menos

Lucas disse...

Virei Ateu após ler uma série de livros sobre o poder que nós temos de curar doenças como câncer, e outras coisas que somo capazes. Com base nisso comecei analisar os "MILAGRES", e percebi que não havia nada de milagre.
Após algum tempo comecei estudar UFOLOGIA, pois sou uma pessoa muito curiosa quanto a vida.
Comecei ver videos gravados em 1993/1995 onde pessoas alegavam ter contatos com seres que vivem no lado oculto la lua, e que também vivem em outras galáxias/universos/etc...
De acordo com meus estudos, nós somos considerados seres divinos, por ter o DNA de 22 raças diferentes circulando em nossos corpos. Fomos colonizados por 22 raças diferentes, e agora seres maléficos querem nos fazerem de escravos usando a RELIGIÃO como inicio de seus planos, sim haverá uma guerra entre as raças, e nós temos que nos virar sozinhos. São 2 raças e um grupo de outra que estam nos atormentando, os DRACONIANOS/GRAYS/e um grupo de ORION (este grupo quase dizimou ORION em uma guerra acontecida a 600 mil ou milhões de anos atras, não lembro direito) os GRAYS iram ser extintos, pois não conseguem mais se reproduzir, na tentativa de continuarem com a raça, fecharam um acordo com os EUA (Eles dariam tecnologia avançada se os EUA dessem pessoas para que eles usassem em uma tentativa de voltar a se reproduzir, e que não deu certo), o DRACONIANOS vivem no nosso planeta mesmo, em baixo da terra para ser mais exato, eles são carnívoros, e adoram comer pessoas, principalmente crianças,(milhares de crianças somem todos ano nos EUA, e ninguém sabe como), o grupo de ORION já chegou aqui também, com eles também estão vindo desde 2009 os chamados Super Guerreiros (Seres Híbridos, com grande porte e grande resistência) criados "Em laboratório" por eles mesmos.
Uma última coisa, nosso cérebro é muito limitado ainda, por isso não conseguidos criar ideias novas do nada, é sempre necessário uma "FONTE". Daí surge uma pergunta. Como sabemos que os ET's andam em discos voadores? Sim, um objeto achatado sem pontas irá andar mais rápido, mas e quem pensava nisso em 1983 quando o primeiro homem falou de um disco voador? Dragões também são baseados em ET's.
A solução para isto? Amar uns aos outros sem exceção, sem preconceitos e ser altamente responsável, não comer carne também ajuda. Tudo isso para passarmos para a 4ª dimensão e estes seres serem expulsos daqui.

lizsant disse...

Incrível! Só reforçou mais ainda a ideia que eu tinha sobre ser um ateu. Show!

Maurício Silva disse...

O seu ateísmo é tão religião quanto a própria religião. "Sou ateu porque não quero que exista Deus", é isso que você diz. A religião é, basicamente, "acredito em Deus porque quero que Deus exista". O ateísmo científico existe porque realmente "não há" Deus. Ser ateu não é uma escolha, é a única saída decente e honesta para com a realidade e para consigo mesmo.

Mauricio disse...

Pra mim, religião é uma forma de seres humanos escaparem do desconhecido mundo após a morte, afinal, quem está lá, nao pode dizer o que acontece pra quem está aqui, os seres humanos inventaram a religiao por que as pessoas estavam começando a ficar com medo de sua própria existencia, com medo de acabar morrendo na sarjeta sem ao menos saber qual o propósito da sua vida, provavelmente nesses primórdios as guerras estavam começando a piorar então deus aparece e salva a patria apenas existindo para que se acabe as guerras, o que foi imprevisto é... que essa estória acabaria sendo levada a frente por gerações e gerações, ser controlada, ser manipulada, começar a se difundir (em religiões), e pessoas espertas usariam isso para tivar provento da massa da população que nao enxerga um palmo a sua frente por que acha que deus está sempre presente com elas, se deus existe e está sempre presente por que só eu tive que me foder pra conseguir tudo que queria na vida, não foi deus que me deu meus amigos, por que eles me defendem enquanto eu defender eles, isso é uma relação baseada em compreensão, como nos vamos compreender deus se, suportamente, ele nos faz sofrer imensamente e voce continuar babacão fazendo as "vontades" da igreja, bom, pelo menos não foi deus que separou meus pais.

Ricardo disse...

Olá. Tenho uma pergunta para os ateus de plantão.

Se tudo que a ciência enxerga é matéria contendo átomos, íons, essas coisas todas, quem criou o primeiro átomo?? Se houve um big ben, quem criou os gases? Se antes não havia nada, quem criou a primeira coisa??

Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
karuso disse...

"Eu não dou um tiro na cabeça agora porque (além de não ter uma arma) quero saber o fim da novela, porque ainda há uns dois mil livros que eu quero ler e umas cem mulheres que quero comer, porque eu quero assistir os próximos filmes do Almodóvar pra saber o que esse louco vai aprontar, porque ainda falta eu escrever no mínimo uma dúzia de livros que tenho dentro de mim, e etc etc. Será que tudo isso não é motivo suficiente pra não se enfiar uma bala na cabeça?"

essas foram suas palvras, mas sabe porque realmente vc não dá um tiro na cabeça agora? é porque vc tem medo,não medo de morrer, mas medo do que vem depois da morte, para onde você via o que irá acontecer, não seja hipócrita ao dizer que as únicas coisa que lhe em pedem de se matar é isso e assuma que nós humanos somos tão limitados que precisamos de Deus pra reger nossas vidas nenhum de nós pode acrescentar um metro a mais em nossa vida. aceite Deus é Deus sem vc mas vc sem Deus é só NADA.

FRANCIELI DEZORDI disse...

karuso:
Eu descordo de sua afirmação,acho que nós ateistas não nos matamos porque conseguimos encontrar prazer na vida sem precisar acreditar em amigos imaginários.
O que move os ateus a viver é o prazer fisico e mental que a vida nos proporciona e não o medo de bicho papão depois da morte.
O escritor demonstrou que deseja continuar vivo pelo PRAZER que ele ainda quer desfrutar.

FRANCIELI DEZORDI disse...

Ricardo:
Você perguntou quem criou o primeiro átomo,então respondo-te,nunca precisou-se criar atomos.
Nosso universo surgiu de uma irregularidade no nada (singularidade)com massa incrivelmente pesada mas que não possuia volume, pois o espaço ainda não existia.A concentração de massa e energia era tão grande que causou uma explosão ( a qual chamamos de big bang) apartir desta explosão surge o espaço e tempo e a massa(agora materia pois possui um lugar no espaço),começa a transformar-se até as formas que conhecemos atualmente.

Jeferson Meira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeferson Meira disse...

Karuso disse: "[...] aceite Deus é Deus sem vc mas vc sem Deus é só NADA."

Cara, Deus não seria nada sem nós...

Ele precisa que haja alguém para adorá-lo e para segui-lo...

Se ninguém acreditasse nele,
ele não existiria, então sim,
ele precisa da gente !!!

flavio disse...

se deus criou tudo? entao me diga, quem criou deus? se um cristao acredita em criacionismo e que nada e por acaso, entao tem q acreditar q deus foi criado por alguma coisa e essa coisa por outra coisa, assim por diante...

entao antes de fazerem essas perguntas imbecis de quem criou o universo, pergunte primeiro quem criou deus, ai sim se tiver a resposta tera argumentos pra justificar a sua pergunta...

e nao me venha com essa estoria de q ele e unico e q sempre existiu, porque isso nao e criacionismo, isso imaginacao fertil..

romulodias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
romulodias disse...

POVO REVOLTADO COM DEUS.NOS NAO SOMOS NADA SEM ELE AMIGOS,NOS OS HOMEM,MATAMOS,ROUBAMOS,DESEJAMOS A MULHER OU O HOMEM DO PROXIMO(A),MENTIMOS.VOCE QUER ALGUEM ASSIM NA SUA CASA?DEUS PENCA IGUAL A VOCE.ACEITE ELE COMO SEU SALVADOR.

Unknown disse...

Eu gostei do seu blog, concordo com algumas coisas.
Mas na minha busca pela minha verdade, acabei descobrindo,algumas formas de pensamentos que para mim tem sentido.
Por exemplo: reecarnacao, sempre acreditei...Mas quanto uma pessoa me recusou na religiao dele, porque ele nao acreditava, e disse que nao podia ter alguem ali, que nao partilhasse das mesmas ideias. Fiquei tao frustada. Comecei a percorrer caminhos para descobrir a verdade.Mentalmente eu ficava me perguntando se havia reecarnacao. Tudo o que recebi como resposta foi que " Nossos filhos sao a nossa reencarnacao, se fizermos um bom trabalho como pais,estaremos evoluindo tambem.Se educamos nossos filhos para serem pessoas melhores que nos.Isso eles chamam reecarnacao.

aloir disse...

È muito estranho depois de tantos anos de vida,

chegar à conclusão que, em toda caminhada pra chegar até aqui,

nós sempre estávamos sozinhos.

Imaginar esta possibilidade é acreditar na improbabilidade

da existência de qualquer força sobrenatural,

agindo em cada momento de nossas vidas.

A existência de Deus está na mente do ser humano,

o homem criou Deus e não o contrário.

O homem e a sua necessidade absurda de encontrar

respostas sobre a complexidade do universo e o surgimento da vida

o fez optar por uma conclusão bem simples.

"Deus criou tudo, do nada e ponto final"

Houve um tempo em que era plausível acreditar nesta história,

porém com o passar dos milhares de anos e

todas as descobertas científicas, se você consegue ler e entender

um texto sem a ajuda de um pastor ou de um padre,

a sua crença em Deus é totalmente baseada em

MEDO, INGENUIDADE e IGNORÃNCIA.

Unknown disse...

algo superior a nos existe... mas nao acredito nessa estoria de deus, da biblia...

Unknown disse...

apenas tenho convicçao de que algo superior a mim existe, mas nao consigo vê-lo...

Unknown disse...

Adriano dizes:

"Para mim, a grande questão não é se deus existe ou não, mas se nós vamos de alguma maneira continuar existindo depois da morte. Eu acredito que vamos continuar, de alguma maneira. Tenho que acreditar. Porque se não vamos, o que é essa vida senão um sonho?

E também dizes que queres ler 1000 ou 2000 livros. Tenho um bom para ti que responde às tuas duvidas.
"E o universo desaparecerá" de Gary Renard. beijos e parabéns Eu acredito que o que deus de facto nao existe pintado à imagem que o homem quer. Mas Vida, ou Deus, é Amor perfeito

Unknown disse...

hahahahahahahahah Em 2012 eu escrevi ''descordo'' ao invés de ''discordo''.